CREAS de Capinzal lança projeto para melhorar a qualidade de vida dos Idosos em situação de vulnerabilidade

Na última terça-feira, 18/02/25, em anexo ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, deu-se início às atividades do Projeto de Atendimento Integral ao Idoso.

Este projeto foi elaborado pela equipe técnica do CREAS de Capinzal, o qual tem como público alvo pessoas idosas, de ambos os sexos, com idade igual ou superior a 60 anos, residentes no Município de Capinzal/SC, em situação de violação de direitos em acompanhamento pelo CREAS, sem comprometimento motor e cognitivo ou com alteração cognitiva controlada e que a família não tenha disponibilidade de prover os cuidados necessários ao idoso ou condições financeiras de custear.

Como objetivo:

  • Estabelecer ações para a melhoria da qualidade de vida e a garantia dos direitos das pessoas idosas em situação de violação de direitos, seus cuidadores e suas famílias;
  • Prevenir situações de risco pessoal e social aos idosos;
  • Evitar o isolamento social e a institucionalização do idoso e;
  • Reduzir o número de internações médicas e o número de acidentes domésticos com os idosos.

A capacidade do projeto de atendimento integral ao idoso, inicialmente, atenderá até dez idosos, duas vezes por semana (terça e sexta-feira), das 09h às 16h.

Neste período será ofertado lanche da manhã, almoço e lanche da tarde e o transporte é realizado com veículo próprio (Van) da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Este projeto conta com a parceria da Secretaria Municipal da Saúde e Secretaria Municipal de Educação, com a disponibilidade semanal, quinzenal e mensal de médico clínico geral, fisioterapeuta, técnica de enfermagem, educador físico e pedagogo, além de outras parcerias que serão planejadas e organizadas no decorrer do ano pela orientadora social, técnica de referência deste projeto – Francieli Dambrós, bem como articulação com a Rede Socioassistencial e Intersetorial do município.

A equipe de profissionais do CREAS sente-se muito feliz e orgulhosa em  proporcionar a esses idosos um espaço acolhedor, humanizado, de integração social, de cuidado, de respeito, de empatia, de aprendizado mútuo e melhor qualidade de vida.