Caps de Capinzal realiza ação no Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo
O dia 20 de fevereiro é reconhecido como o Dia Nacional de Combate às drogas e ao alcoolismo e tem como principal objetivo alertar a população sobre os riscos para a saúde, que o uso excessivo dessas substâncias pode ocasionar.
Desta forma, as equipes do CAPS de Capinzal e Ouro, realizaram na terça-feira, no Auditório da Escola da Fé, uma roda de conversa coordenada pela Psicóloga Sirlei Andreoni, que contou com a participação do Diretor Administrativo da Secretaria da Saúde de Capinzal, Alessandro Braga Ramos, de diversos pacientes do CAPS e seus respectivos familiares, bem como da população em geral.
Durante sua palestra, a profissional destacou a necessidade dos usuários em manterem-se abstinentes, mas ressaltou as dificuldades que eles enfrentam para alcançar esse objetivo. Sirlei enfatizou ainda, os desafios vividos pelos familiares de usuários de drogas.
Sirlei reforçou também que fazem 56 anos que o alcoolismo é considerado uma doença e que é importante desmistificar os pré-conceitos formados pela sociedade. O abuso de drogas, em especial do álcool, é entendido como um problema de saúde pública e carece de atenção dos governos e autoridades de saúde.
Depois da palestra, foi apresentado uma peça teatral pelo Grupo Teatral Católico Diocesano – Eloihm, abordando o tema da noite.
As equipes dos CAPS de Capinzal e Ouro atendem diariamente estas demandas, que crescem rapidamente e deixam uma mensagem, para que qualquer pessoa que faça uso de algum tipo de substância química, mas que tenha intenção de parar com o uso, pode procurar o atendimento do serviço especializado do CAPS.
Embora seja uma luta diária enfrentada por essas pessoas, as equipes dos CAPS estão preparadas para dar todo o suporte necessário para a manutenção do tratamento.