Capinzal receberá o Projeto HUB de Startups em parceria com a UNOESC

Na manhã desta quinta-feira (27), o prefeito Nilvo Dorini, a vice-prefeita Noêmia Bonamigo Pizamiglio, a secretária de Planejamento, Denise Costenaro Riquetti, e o secretário da Administração e Finanças, Ivair Lopes Rodrigues, realizaram uma reunião juntamente com representantes das entidades municipais ACIRP, AMPECO e CDL e representantes da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC).

Estiveram presentes como representantes da UNOESC o pró-reitor de Pesquisas de Extensão e Inovação, Kurth Schneider, o diretor de Pesquisa e Inovação, Fábio Lazarotti, a coordenadora administrativa, Daniela Preschlak, e o engenheiro, Roberto Luis Dielh.

Durante o encontro, a UNOESC apresentou o Projeto HUB de Startups de Capinzal, que será implantado no município em colaboração com a administração municipal. O objetivo deste projeto é a criação de um novo ambiente de inovação para Capinzal, integrando empresas, setor público, universidade e sociedade, com foco na geração e desenvolvimento de startups, novas tecnologias e novos negócios.

O público-alvo do Projeto HUB inclui empreendedores e inovadores, micro e pequenas empresas (MPEs) escaláveis, startups, estudantes, egressos, docentes e pesquisadores, empresas de tecnologia, prestadores de serviços e entidades e organizações de apoio à inovação.

Na oportunidade, os representantes da UNOESC também apresentaram a proposta de infraestrutura inicial, detalhando itens, investimentos e despesas, além de uma proposta de parceria público-comunitária para a implementação do projeto.

Os principais benefícios desta inovação para o município incluem a criação de empreendimentos inovadores, a transferência de conhecimento entre as empresas e instituições envolvidas, a atração de novos investimentos para a cidade, a retenção de talentos locais e a criação de empregos qualificados.

Outros benefícios destacam-se na ampliação da rede de relacionamentos, cooperação e conexões com municípios, escolas, associações empresariais e empresas da cidade e região, além dos residentes no Capinzal HUB de Startups.

O projeto também promoverá uma maior integração do HUB com a universidade e a sociedade, estimulando a inovação e a criação de soluções tecnológicas. Além disso, o desenvolvimento da infraestrutura do entorno e o fortalecimento dos negócios locais, juntamente com a gestão técnica e a governança local, contribuirão para a inserção de Capinzal na rede catarinense dos Centros de Inovação.

Esta visibilidade pode resultar na divulgação do nome da cidade em outros municípios do país, no aumento da arrecadação municipal e na melhoria da qualidade de vida da população.

A Administração Municipal apoia a implantação deste projeto, que representa um importante passo para o desenvolvimento econômico e tecnológico de Capinzal. O segundo passo será  a assinatura  da carta de intenção do município e entidades, seguido do plano de trabalho e etapas posteriores.