Orientações da Secretaria da Saúde para o isolamento domiciliar

CUIDADOS PARA A PESSOA SUSPEITA OU CONFIRMADA PARA COVID-19

 

  • Realizar higiene das mãos frequentemente utilizando água e sabão ou com álcool gel.
  • Lavar as mãos imediatamente após tossir ou espirrar.
  • Manter distância de, pelo menos, 2 metros, de pessoas sem sintomas.
  • Utilizar máscara a maior parte do tempo e especialmente quando estiver em ambientes com outras pessoas.
  • Evitar o compartilhamento de objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos, copos, escova de dente.
  • Ter atenção especial no quarto usado para o isolamento, mantendo as janelas abertas para circulação do ar, a porta fechada durante o isolamento e limpando a maçaneta frequentemente com álcool 70% ou água sanitária.
  • Lavar as mãos com água e sabão, após usar o banheiro e ainda, limpar o vaso sanitário, a pia e as demais superfícies com álcool 70% ou água sanitária para desinfecção do ambiente.
  • Usar máscara, cobrindo boca e nariz o tempo todo, se precisar cozinhar.

 

 

CUIDADOS PARA AS PESSOAS QUE VIVEM NA MESMA CASA

 

  • Se uma pessoa da casa tiver diagnóstico positivo, todos os moradores ficam em isolamento por 14 dias, mesmo que não apresentem qualquer sintoma.
  • Caso outro familiar da casa também inicie os sintomas leves, ele deve reiniciar o isolamento de 14 dias. Se os sintomas forem graves, como dificuldade para respirar, procurar orientação médica no Centro de Triagem (telefone 3555 8787) ou no Hospital Nossa Senhora das Dores (telefone 3555 1111).
  • Os membros da família devem ficar em ambiente separado da pessoa suspeita ou confirmada de COVID-19 o máximo de tempo possível.
  • Os demais moradores da casa devem dormir em outro cômodo, longe da pessoa infectada. Caso não seja possível, a distância entre as camas deve ser de no mínimo 1 metro.
  • Manter distância de, pelo menos, 2 metros da pessoa suspeita ou confirmada para COVID-19. Não compartilhar sofás, colchões, camas.
  • Usar máscara quando estiver no mesmo ambiente que a pessoa suspeita ou confirmada.

 

 

ORIENTAÇÕES GERAIS

 

  • Respeitar o tempo de quarentena prescrito pelo médico, mesmo se não apresentar mais sintomas.
  • Higienizar as mãos com água e sabão ou álcool gel sempre que necessário, várias vezes ao dia.
  • Manter ambientes sempre arejados, limpe as maçanetas frequentemente com álcool 70% ou água sanitária.
  • Praticar a etiqueta respiratória: ao espirrar e tossir, cubra o nariz e a boca com o cotovelo ou com lenço (em seguida, jogar fora o lenço e higienizar as mãos).
  • Proibido receber visitas durante o isolamento;
  • Evitar sair de casa! Sair apenas em situações de extrema necessidade e emergência. Neste caso, sempre usar máscara durante todo o período que estiver fora de casa.
  • Lembrar que o uso de luvas descartáveis é indicado quando houver risco de contato com fluidos corporais da pessoa suspeita ou infectada (sangue, fezes, saliva, escarro, muco nasal, vômito ou urina).

 

PARA USO DO BANHEIRO:

– Se possível não compartilhar do mesmo banheiro. Caso não seja possível o uso de banheiro separado, desinfetar as superfícies: descarga, torneira, pia, maçanetas, etc, imediatamente após o uso pela pessoa suspeita ou confirmada para COVID-19.

 

– Tirar a escova de dente do mesmo recipiente dos demais moradores. Qualquer material (lenços, papel higiênico, etc.) utilizado para a limpeza das secreções deve ser depositado em uma lixeira exclusiva, instalada no local do isolamento. Este lixo deverá ser retirado diariamente e desprezado juntamente com os demais resíduos de banheiro.

 

 

ROUPAS:

– Remova roupas e calçados e separe-os em um local reservado, caso pense em reutilizá-los no dia seguinte. Caso as peças de roupa não sejam utilizadas novamente, procure lavá-las antes de guardar no armário. A roupa pessoal ou de cama do paciente suspeito ou confirmado com COVID-19 deve ser cuidadosamente manuseada.

 

 

– Evite sacudir estas peças e lave-as separadamente das demais roupas da casa.Não é necessário o uso de nenhum produto especial, além do habitual, para lavagem das roupas do paciente. Também não é indicado que estas roupas sejam encaminhadas para lavanderias externas.

 

 

ALIMENTAÇÃO:

– Manter uma alimentação saudável, baseada em alimentos naturais e minimamente processados, sempre que possível variada com frutas, verduras, legumes, arroz, feijão, carnes, leite, ovos, castanhas, temperos naturais.

 

 

– Ingerir bastante água.

 

 

– Não compartilhar chimarrão.

 

AMAMENTAÇÃO:

 

– Para as mães que desejam amamentar deverão ser mantidos os seguintes cuidados: Lavar as mãos com água e sabão antes e após tocar no bebê ou de extrair o leite materno.

 

 

– Usar máscara durante a amamentação. No caso da mãe não se sentir à vontade para amamentar diretamente a criança, ela poderá extrair o seu leite manualmente ou usar bombas de extração láctea (com higiene adequada) e um cuidador saudável poderá oferecer o leite ao bebê (preferencialmente com copinho, xícara ou colher).

 

LIMPEZA DA CASA:

– A pessoa que for limpar a casa deve utilizar máscara e luva.

– Todas as superfícies de contatos constantes devem ser limpas (pias, maçanetas, interruptores, cadeiras, torneiras, chaves, celulares, controle remoto, etc).

– Sabão, álcool 70% e desinfetantes são suficientes para a limpeza.

 

 

OBSERVAÇÃO: Em caso de descumprimento do isolamento domiciliar, a pessoa poderá ser notificada e sofrer as sanções previstas em Lei.