Educação de Capinzal realiza formação continuada

No dia 17 de março aconteceu um Encontro de Estudos organizado pela diretoria de ensino envolvendo todos os profissionais da rede municipal da educação de Capinzal, pois, a secretaria acredita que para haver qualidade na educação, não basta apenas que sejam ministrados conteúdos, faz-se necessário "providenciar aos professores oportunidades para aprender".

A secretária municipal da educação Loiri Barbieri destacou que "os encontros de estudo são realizados periodicamente com objetivo do profissional da educação refletir sobre sua prática pedagógica, troca de experiências com colegas e revisar os conteúdos a serem abordados com os alunos durante o ano letivo."

Os professores e demais profissionais envolvidos na educação foram divididos em grupos, com diferentes palestras, de acordo com a área em que atuam. A educação Educação Infantil teve palestra com pediatra Dra. Anelise Hadler Troger Camargo e nutricionista da SME Alessandra Weber, que trataram sobre cuidados com a saúde e alimentação infantil.

As Séries Iniciais do Ensino Fundamental tiveram palestra com o professor mestre em biologia e autor de livros didáticos de Ciências Leandro Pereira de Godoy, que discutiu com os professores  a  proposta do ensino de Ciências.

As Séries Finais do Ensino Fundamental  formaram grupos de estudo  por Área de Conhecimento, tendo o grupo de  Inglês palestra com a professora Mariana Killner que discutiu o trabalho com a língua inglesa e a abordagem do livro didático dessa disciplina. O grupo de professores de Educação física teve palestra com o professor Edson Pedroso sobre o desenvolvimento psicomotor da criança na educação infantil. O grupo de Ciências teve palestra com o professor Leandro Pereira de Godoy. Os demais grupos, como Arte, Música, Geografia, História, Língua Portuguesa, Informática e Matemática tiveram professores de cada área como monitores para conduzir o estudo e relatar as conclusões de cada área.

"Seremos reconhecidos socialmente como sujeito do conhecimento e verdadeiros atores sociais quando começarmos a reconhecer-nos uns aos outros como pessoas competentes, pares iguais que podem aprender uns com os outros. Diante de outro professor, seja ele do pré-escolar ou da universidade, nada tenho a mostrar ou provar, mas posso aprender com ele como realizar melhor nosso ofício comum". (Maurice Tardif).