Capinzal sediou a I Conferência Regional de Saúde Mental do Meio Oeste

Capinzal sediou na tarde desta quarta-feira, dia 14, no Centro Educacional Prefeito Celso Farina, a I Conferência Regional de Saúde Mental do Meio Oeste Catarinense. O evento foi organizado pela Secretaria da Saúde e Desenvolvimento Social de Capinzal e pela Gerência Regional de Saúde de Joaçaba.

A Conferência mobilizou mais de 200 pessoas incluindo: profissionais da saúde, familiares e usuários dos serviços de saúde mental, gestores e prestadores de serviços e representantes de entidades.

O tema central foi “Saúde Mental – Direito e Compromisso de Todos: Consolidar avanços e enfrentar desafios”. O debate deu-se a partir de três eixos: Saúde mental e políticas de estado: pactuar caminhos intersetoriais; Consolidar a rede de atenção psicossocial e fortalecer os movimentos sociais e direitos humanos e cidadania como desafio ético e intersetorial.

Na opinião da Secretária da Saúde de Capinzal, Kamille Sartori Beal, presidente do colegiado dos secretários de saúde das regionais de Joaçaba e Campos Novos, o encontro serviu para consolidar os laços cooperativos em favor da saúde mental na AMMOC e para elaborar as propostas do setor que serão levadas para a Conferência Estadual de Saúde Mental, programada para os próximos dias, em Florianópolis.

No encontro do encontro foram eleitos os delegados que representarão o Meio Oeste na Conferência Estadual.