CREAS de Capinzal divulga balanço das ações desenvolvidas em 2017

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), localizado na Rua Ernesto Hachmann, fundos da Rodoviária Municipal, atende serviços de média complexidade, relacionados a todos os tipos de violação dos direitos humanos. Tem por objetivo orientar e acompanhar famílias ou indivíduos com um ou mais membros em situação de ameaça ou violação de direitos, contribuindo para a reparação dos danos.

 

Atende públicos de todas as idades, vítimas dos mais diversos tipos de violência, como:violência física, psicológica e negligência; violência sexual: abuso e/ou exploração sexual; afastamento do convívio familiar devido aplicação de medida socioeducativa ou medidas de proteção; abandono e todas as formas de negligência;situação de rua e mendicância;vivência de trabalho infantil;tráfico de pessoas;discriminação em decorrência da orientação sexual e/ou raça/etnia;adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa e outras formas de violência no geral.

 

Ao longo deste ano de 2017, o CREAS atendeu e acompanhou famílias e indivíduos nas mais diversas situações de violências, realizando acompanhamento psicossocial e encaminhamentos necessários, que contribuíram para a reparação dos danos e ameaças.

 

O CREAS participou ainda de campanhas que contribuíram para informar e garantir a não violência e outras formas de violação de direitos, tais como:Campanha de Combate e à Exploração sexual de Crianças e Adolescentes, sendo que foram realizadas diversas atividades com outros atores da rede de garantia de direitos, sendo eles: capacitação dos agentes de saúde; participação em programas de rádio, na Caminhada Faça Bonito e na Câmara de Vereadores e Vereadores Mirins; na Campanha de Combate a Violência contra Mulher com a participação do Ônibus Lilás intitulada: “Mulheres e Cidadania” com atividades na comunidade de Vista Alegre e de Lindenberg, abrangendo as mulheres da área rural e na UNOESC com a participação das mulheres dos bairros e áreas do centro.

 

A equipe técnica do CREAS também participou: daAção Social de 7 de setembro, realizada na praça central Pedro Lélis da Rocha; Conferência Municipal de Assistência social, com representante na Conferência estadual de assistência Social; das ações descentralizadas para a coleta de dados do Plano Municipal de Assistência Social; em cursos de capacitação da rede de garantia de direitos bem como Capacita SUAS, além da participação de um técnico na UNITI realizando palestra para os idosos. Também das partes da rede Intersetorial de garantia de direitos do município de Capinzal.

 

O CREAS também está representado nos os conselhos municipais: dos Direitos das Crianças e Adolescentes; dos Direitos dos Idosos; de Assistência Social; da Defesa Civil e dos Direitos das Pessoas com Deficiência.