Capinzal e região debatem a implantação de universidade pública
Na manhã de sexta-feira dia 3 de Julho, aconteceu uma importante reunião entre lideranças políticas de Capinzal, Ouro e Zortéa e representantes das entidades empresariais para discutirem a possibilidade de implantação de uma Extensão da Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC. Compareceram neste encontro o Deputado César Valduga, proponente da reunião e o Professor Antônio Heronaldo de Sousa, Reitor da UDESC.
De forma coletiva buscam-se as politicas públicas, pensando no desenvolvimento de nossa região e com a preocupação em oportunizar a população através da universidade pública, cursos que ainda não são oferecidos aqui, consolidando em Capinzal e região um espaço de formação, desenvolvimento cultural, cientifico tecnológico e econômico.
Após os debates, uma comissão com representantes dos municípios e das entidades foi montada com a missão de levantar a demanda de nossa região e fazer as articulações que favoreçam a implantação de um polo da universidade pública.
Os cursos superiores da UDESC são gratuitos e de qualidade e a região necessita desta oportunidade. “Não é simplesmente construir vagas de ensino superior, e sim construir projetos em que as pessoas possam realizar seus sonhos, e que esses sonhos se tornem em ações concretas com bons profissionais contribuindo para o desenvolvimento da sociedade.” Enfatizou o Reitor Antonio Heronaldo de Sousa.
Entre todas as sugestões, está o ensino a distância que de acordo com a Sra. Carmen Pandini, Coordenadora da Universidade Aberta do Brasil – UAB, que também participou da reunião: “A educação a distância é de qualidade, ela faz a diferença e tem sua importância tanto quanto a presencial”.
A UDESC está entre as melhores universidades em todos os segmentos, sendo que no país existem 2500 instituições de ensino superior, destas, 200 são universidades e no ranking do MEC a UDESC está em décimo oitavo lugar.
O Prefeito Andevir Isganzella destacou o grande crescimento que Capinzal vem tendo com várias novas empresas começando a se instalar na área empresarial. Paralelo a isso, vem sendo feito um trabalho junto às entidades locais para a implantação da Casa do Empreendedor, uma espécie de Incubadora que irá oportunizar aos jovens do ensino técnico e universitários a desenvolverem seus projetos e a partir daí implantar seus próprios negócios. “Somos um município próspero, por isso, queremos transformar Capinzal numa cidade educadora, uma cidade que seja referência na educação. Trazendo cursos gratuitos do nível da UDESC certamente vai nos credenciar cada vez mais a realizarmos nossas metas”, destacou o prefeito.