Preparativos para a entrega do Prêmio Victor Civita Educador Nota 10

Uma equipe da Produtora Realejo Filmes esteve em Capinzal colhendo imagens e entrevista que serão veiculadas no evento de premiação do Prêmio Victor Civita Educador Nota 10, agendado para o dia 14 de outubro em São Paulo. Na oportunidade a professora de matemática do 6º ao 9º ano, da Escola Municipal Ivo Silveira, do Distrito de Alto Alegre de Capinzal, Simone Carvalho da Silva, estará recebendo R$ 15 mil, um tablet e a assinatura da revista Nova Escola ou Gestão Escolar.

O prêmio é um reconhecimento ao trabalho "Monitores da Alegria: aprendendo, reaprendendo e ensinando matemática", que foi classificado entre os 10 melhores trabalhos do país.

Criado em 1998, o prêmio é a principal iniciativa da Fundação Victor Civita para a valorização do trabalho docente e a disseminação de práticas educativas de sucesso. Até 2012, eram escolhidos dez professores e um gestor escolar. O processo de seleção contou com um grupo de renomados especialistas que analisaram cada um dos milhares de projetos inscritos nesta edição.

Na noite desta sexta-feira, (05), a equipe de TV foi recepcionada pelo Prefeito Andevir Isganzella em seu Gabinete, quando participaram o chefe do executivo e o Vice-prefeito Wilson Farias, sobre o trabalho que está sendo desenvolvido e que deverá divulgar o nosso município no evento de premiação.

Simone Carvalho da Silva: O projeto "Monitores da Alegria", que teve nome baseado nos "Doutores da Alegria", grupo de estudantes, médicos e enfermeiras que se vestem de palhaços e visitam pacientes em hospitais, levando esperança, conforto, força e alegria. Os monitores da alegria também, da mesma forma, levam esperança ao aprender matemática, conforto, pois ninguém é o melhor, força para querer sempre mais, e principalmente alegria em aprender matemática, essa disciplina linda, incompleta e maravilhosa.

O grande objetivo é valorizar e capacitar os alunos que se destacam na aprendizagem matemática, que desejam aprender, reaprender e ensinar matemática atuando como monitores na escola, com a finalidade de aumentar seus conhecimentos, auxiliar alunos com baixo rendimento e dificuldades de aprendizagem, proporcionando uma nova visão sobre a educação e levando-os a acreditar em seu futuro.

São vários os benefícios gerados através da monitoria, como a construção de uma cultura de cooperação entre os alunos na sala de aula, através de mudanças de atitudes e conscientização da importância da construção do conhecimento em grupo. Os alunos aprendem a conviver com as diferenças, buscam soluções para os próprios conflitos, facilitando a inclusão de todos no processo de aprendizagem, melhorando assim, as relações humanas.

Mais do que um aluno, o aluno monitor passa a fazer ponte entre todas as estratégias de ensino utilizadas pelo o professor e a turma, entre a turma e a escola. A expectativa é que o grupo de monitoria torna-se um facilitador do processo de ensino e aprendizagem.

O projeto traz uma nova visão para a matemática, ela passa a ser vista como um conhecimento vivo, dinâmico e significativo, que não está puro e acabado, que pode sim estar ligada a outras áreas, outras ciências e o melhor, que pode ser entendida de maneira prazerosa e lúdica, ficando ainda mais interessante. Oportuniza a todos e torna o processo da aprendizagem eficaz e eficiente.

Rubem Alves é um dos autores que inspiraram minha prática pedagógica, por ter um pensamento inovador sobre educação, sobre escola, sobre o mundo, sobre as pessoas e modo de agir. Que a acredita na mudança, assim como eu.