Escola de Pais: Família e Escola Unidas no Desafio de Educar

A família é a influência mais poderosa para o desenvolvimento da personalidade e do caráter das pessoas. É no contexto familiar que a criança encontra a primeira forma de relacionamento com o outro e inicia a internalização de valores e crenças. Assim, pode-se dizer que as crianças precisam sentir que fazem parte de uma família.

A escola, por sua vez, é um espaço destinado ao trabalho pedagógico formal, ao entendimento de regras, à formação de valores éticos, morais e afetivos, ao exercício da cidadania.

Porém, quanto falta ao educando/filho um ambiente familiar saudável e equilibrado, no qual ele convive com uma desestrutura familiar, ele se deixa levar pelo impulso em direção da irresponsabilidade ou inconseqüência, gerando assim ações inadequadas e insensatas que irão desorganizar e prejudicar a formação do seu caráter e da sua personalidade.

É possível afirmar que a escola não pode viver sem a família e a família não pode viver sem a escola, pois, é através da interação desse trabalho em conjunto, que tem como objetivo o desenvolvimento do bem-estar e da aprendizagem do educando/filho, os quais contribuirão na formação integral do mesmo.

Nesse sentido, é importante citar Içami Tiba (1996, p.140) que diz: "O ambiente escolar deve ser de uma instituição que complemente o ambiente familiar do educando, os quais devem ser agradáveis e geradores de afetos. Os pais e a escola devem ter princípios muito próximos para o benefício do filho/aluno".

No momento em que escola e família conseguirem estabelecer uma parceria na maneira como irão promover a educação de seus educandos/filhos, muitos dos conflitos hoje observados em sala de aula, serão aos poucos superados. Todavia, para que isso possa acontecer é necessário que a família realmente participe da vida escolar de seus filhos. Que a família tenha comprometimento, envolvimento com a escola, gerando assim, na criança/adolescente um sentimento de amor, fazendo sentir-se amparado e valorizado como ser humano.

Pensando em promover a parceria entre escola e família, a Equipe Interdisciplinar da Secretaria Municipal de Educação vem desenvolvendo desde 2009 o projeto Escola de Pais em três escolas da rede municipal: E. M. Carlos Jaime da Rocha, E. M. Dr. Vilson Pedro Kleinubing e E. M. Bernardo Moro Sobrinho.

Em 2011, totalizaram-se 10 encontros com os seguintes temas e palestrantes:

*A importância da rotina na educação das crianças – Liliana Zmijevski (Psicóloga) e Inês Baron (Psicopedagoga)

*Relacionamento Familiar – Karise Woiciechoski (Psicóloga) e Inês Baron(Psicopedagoga)

*A importância da participação dos pais na vida escolar dos filhos – Liliana U. M.

Zmijevski (Psicóloga) e Inês Baron (Psicopedagoga) 

* Diálogo entre pais e filhos – Márcio Silva (Secretário de Educação)

* Afetividade – Rosangela Sheuerman (Diretora de Ensino)

* Relações Interdisciplinares – Rosangela Scheuerman (Diretora de Ensino )   *Desenvolvimento da linguagem –Tatiane Closs ( Fonoaudióloga)

* Alimentação Saudável – Letícia Urbano de Morais (Nutricionista)

* Sexualidade – Ivani de Almeida (Terapeuta Familiar)

* Valores – José Mauro Lehmkuhl (Diretor e professor da UNOESC)

É importante ressaltar que, considerando o início do projeto houve um aumento significativo da participação dos pais, culminando em um número expressivo o que demonstra que cada vez mais escola e família estão unidas no desafio de educar.

A Equipe Interdisciplinar considera que os objetivos do projeto vem sendo alcançados, uma vez que a Escola de Pais tem aproximado os pais da unidade escolar, informando-os e levando-os à reflexão de suas práticas.

Segundo o Secretário da Educação, Cultura e Esportes, Márcio Silva o objetivo da criação da escola de pais na rede municipal de ensino foi de buscar fortalecer a parceria família e escola, a fim de primar pelo trabalho conjunto na melhoria da educação do cidadão capinzalense”. Os objetivos vêm sendo alcançados, visto que já se tornou visível a mutua confiança entre as partes (família e escolas). Já se percebe a congregação de idéias em um mesmo favor e com isso nossas crianças, adolescentes, jovens e comunidade só tem a ganhar”, frisou o secretário e agradeceu a equipe interdisciplinar, as escolas e os pais pelo belo trabalho que se está desenvolvendo.

As integrantes da Equipe agradecem aos pais pela participação significativa, às Escolas Municipais, aos palestrantes e à Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Esportes.