Escola Bernardo Moro Sobrinho estimulando o Jogo simbólico

As crianças das turmas do Pré II das professoras Adriana, Rosana e Rosemary e Charly, estão entusiasmadas com os novos amigos da sala.

No desenvolvimento do projeto “Corpo e Expressões Culturais”, os alunos juntamente com a professora confeccionaram um boneco para cada turma, vestiram, deram um nome, e o mais importante, o levaram para casa.

Quando retornam para a Escola trazem muitas histórias para contar do novo amigo. Dormiram juntos, ganharam papinha, vestiram roupas, um faz de conta muito divertido.

O apoio familiar foi importante para o sucesso e para o retorno dos resultados. Ao escreverem o relatório, os pais expuseram o que as crianças sentiram e até fotografaram.

E, falando em faz de conta, é este mundo simbólico que a criança realiza sonhos e fantasias, revela conflitos interiores, medos e angústias, aliviando tensões e frustrações.

O jogo simbólico é também um meio de auto-expressão: ao reproduzir os diferentes papéis (de pai, mãe, professor, aluno etc.), a criança imita situações da vida real. Nele, aquele que brinca dá novos significados aos objetos, às pessoas e às ações.

Enfim, é o que a Educação Infantil da Escola Municipal Bernardo Moro Sobrinho, da Vila Sete de Julho, prima por um mundo com sonhos e brincadeiras. Isso é ensinar e aprender!