Capinzal pode adotar moderno sistema de tratamento de esgoto sanitário
O município de Capinzal estuda a adoção de um sistema pioneiro para o tratamento do esgoto doméstico na área urbana. O modelo foi testado de forma experimental na semana passada, em Florianópolis, e os primeiros resultados foram satisfatórios.
O projeto de vanguarda está sendo elaborado por uma empresa capinzalense, ligada ao setor metal-mecânico, e os detalhes são mantidos a sete chaves. Sabe-se apenas que o sistema, se aprovado, substituirá as tradicionais lagoas de decantação utilizadas por muitas cidades da região para tratar o esgoto.
Na última quarta-feira, dia 02, o prefeito Leonir Boaretto acompanhou mais uma etapa dos testes com os equipamentos, na sede da CASAN, na capital do Estado. Boaretto, o deputado estadual Romildo Titon e o engenheiro Milton Tadashi Shiratori, coordenador do Programa de Cooperação Técnica da FUNASA em Santa Catarina, se surpreenderam com os primeiros resultados.
Boaretto, respeitando a ética empresarial, não pode dar mais detalhes sobre o projeto em questão. Disse apenas que é um sistema revolucionário, tipo exportação e muito mais baratos que o convencional. “Em breve a nossa população saberá mais detalhes sobre este procedimento” comentou o prefeito. “Posso apenas adiantar que se o sistema for aprovado, nossa cidade será referencia para centenas de municípios que buscam uma solução para o problema do saneamento básico” concluiu.
O protótipo do sistema de tratamento de esgoto urbano passará por novos testes nos próximos dias, em outras regiões de Santa Catarina, com a finalidade de conhecer a fundo sua eficácia funcional.
Durante a sua viagem a Florianópolis, Boaretto também esteve na Assembléia Legislativa, onde acompanhou a votação e a aprovação do novo Código Ambiental do Estado.