BEM-VINDO!

Fundado no ano de 1994, o Museu Histórico de Capinzal, hoje denominado Museu Histórico Vitor Almeida,
reúne diversos acervos históricos que contam a história do município de Capinzal.

Conhecendo a História do Museu

 

 
Em 02 de março de 1994 que Hilton Pedro Paggi, então Prefeito de Capinzal/SC, fez saber a todos os habitantes deste Município que a Câmara Municipal aprovou e ele sancionou a Lei Municipal de N° 1.800/94, criando o Museu Histórico de Capinzal. Lei esta que no seu artigo 1° diz do objetivo da criação do Museu:
 

 

Artigo 1°– “Fica criado o MUSEU HISTÓRICO DE CAPINZAL, cuja implantação tem a finalidade de resgatar a história, as raízes e a cultura do povo, que ao longo dos anos, habita em nosso município.”

 

E, foi em 27 de agosto de 2009 com a criação da Lei N° 2.874/09, que “Dispõe sobre a denominação do Museu Histórico de Capinzal, o Prefeito em exercício, Leonir Boaretto, que fez “… Saber a todos os habitantes deste Município que a Câmara Municipal aprovou e ele sancionou, nos termos do art. 58, V, da Lei Orgânica Municipal, a seguinte Lei:

 

Art. 1° – Fica o Museu Histórico Municipal de Capinzal denominado “MUSEU HISTÓRICO MUNICIPAL VITOR ALMEIDA.

 

 

 

Nobre capinzalense, advogado, historiador e escritor, nasceu em 18 de outubro de 1938 e faleceu em 26 de junho de 2009. 

Dr. Vitor Almeida deixou para Capinzal um rico legado histórico. Publicou em reverência à sua terra natal, os títulos:

Capinzal: jóias desta terra e desta gente

Rio Capinzal, A epopéia de um povo

Distrito de Rio Capinzal, sua colonização, velhos usos e costumes

Viventes de Minha Terra

Assombrações, Fantasmas e Espectros

Tesouros Enterrados

Vitor Almeida enquanto escritor e historiador garimpou a história e o conto reconto, registro, memória em valiosas fontes históricas reunidas em um museu particular. Um acervo de fotografias, documentos antigos, jornais, livros, selos, moedas e dinheiro papel nacional antigo. Raros e variados objetos, em destaque estribos, freios, enfeites em metais nobres da cavalaria dos antigos fazendeiros, desde os primeiros moradores da terra, os Lopes de Abreu. O tropeiro, o indígena, o fazendeiro, o peão e o braço forte do imigrante figuram-se no museu, hoje municipal, por vontade do seu saudoso Patrono.

Resquícios históricos do ciclo madeireiro, da ferrovia, do comércio local, do desenvolvimento agrícola e industrial. História da emancipação política- administrativa Municipal. Sobre usos e costumes desta trajetória histórica o Museu Histórico Municipal Vitor Almeida de Capinzal expõe ao público visitante a viagem de volta ao “tempo de dantes.”

O Patrono do nosso museu, o saudoso Dr. Vitor Almeida, advogado, historiador e escritor, também foi o maior doador do acervo do museu seguido por muitos outros cidadãos capinzalenses, valorando nossa história, nossa memória.

O acervo tem origem de fontes históricas diversas, compõe-se de registros fotográficos, documentos, móveis antigos, livros, jornais, inúmeros objetos. Objetos, tais como, estribos, esporas, freios, selim, chicote, bardana, mala de garupa, berrante, velhos baús recheados de histórias dos bravos imigrantes. Um “macaco” centenário de trocar rodas de vagão de trem repousa no museu aquietado, na magnitude dos serviços outrora prestados.

A máquina de escrever do Dr. Vitor Almeida, junto a muitas outras doadas, depois de longa vida útil e supostamente trocadas por modernos computadores, está silenciosa, mas viva nos livros históricos de nosso Patrono que passam de mão em mão de visitantes afoitos e encantados com o registro histórico de nossa Terra Capinzal, deixado pelo escritor capinzalense. Muitos e muitos visitantes do Museu demonstram o desejo de adquirir as obras escritas de Vitor Almeida cujos exemplares ficam expostos aqui no Museu, em uso contínuo para pesquisa e com os quais explanamos sobre a história em acervo. Alguns visitantes optam pelo empréstimo na Biblioteca Municipal Vereador Rolindo Casagrande que dispõe dos exemplares dos títulos publicados.

Atualmente o Museu Histórico Municipal Vitor Almeida tem catalogados 580 itens identificados por placa padrão numerada, mais a placa maior que identifica cada espaço, por exemplo: No caminho da História de Capinzal, Primeiros Habitantes, O Comércio na Villa Rio Capinzal, A Comunicação Via Rádio, etc…

Entre objetos curiosos e valiosos da nossa história encontra-se no acervo uma ‘machadinha’ de fazer tabuinhas, cobertura de casas na nossa cidade no longínquo ano de 1930. Um lampião à querosene datado do ano de 1920. -Já imaginou viver num tempo em que ainda não havia luz elétrica?!… Ufa, isto é passado distante, ainda bem! O ferro à brasa que data de 1920 também. Já pensou picar lenha a machado ou serrar com serrote manual, fazer fogo no fogão à lenha, fazer brasas fortes, “catar” e pôr no ferro para aquecer e passar calças de casimira com friso, camisas, toalhas e guardanapos engomados?! Ufa, que trabalheira para a mulher. Sem falar ainda do escovão de lustrar a casa, uma verdadeira academia do passado. -Conheces?! Sua avó ou a bisavó conhecem com certeza. Venha ver…  No museu!

O nosso Museu está aberto a doações para enriquecer o acervo, muitas pessoas doam suas relíquias para registrar a história de nossa querida Capinzal para as gerações futuras.

DOE uma antiguidade histórica e deixe seu legado para a coletividade. Sejam: fotografias, porcelanas, ferramentas, uma vestimenta antiga, um sapato, um chapéu, uma bengala, um xale, uma coleção de moedas, selos, dinheiro papel antigo, lampião, fogareiro, máquina de costura, paneleiro, panelas antigas, bibelôs…

São tantas e tantas histórias no museu retratadas:

” Pairam no ar, foram vivenciadas…
Velhos, bons e saudosos tempos… 
História da Terra amada
Terra de Capinzal hoje chamada.
Resquícios das picadas do tropeiro,
Dos indígenas na mata nativa
Mata araucária rica e altiva,
Da extensa Fazenda dos Lopes,
Do Distrito de Rio Capinzal
Meu, teu, nosso, hoje próspero Município de Capinzal.
Da altaneira araucária… O retrato na parede!
Lembranças da Terra amada no Museu acervadas! “

(Evani Marichem Lamb Riffel)

GALERIA DE FOTOS

ONDE ESTAMOS!

Venha prestigiar nossa história!

Esperamos Sua Visita!