BIBLIOTECA PÚBLICA VEREADOR ROLINDO CASAGRANDE

Cada livro é uma viagem, cada página uma descoberta. Conheça um dos fundamentos culturais e intelectuais de nossa cidade: a Biblioteca Pública Municipal Vereador Rolindo Casagrande. Em 11 de junho de 1951,  graças à iniciativa do então vereador Rolindo Casagrande, que assumiu interinamente o cargo de prefeito municipal de Capinzal durante o licenciamento do então prefeito Silvio Santos, este espaço de leitura teve seu início. O objetivo permanece claro e relevante: oferecer à comunidade capinzalense acesso à leitura, reduzindo a desigualdade no acesso à informação.
O nome da biblioteca é uma homenagem ao atuante vereador, reconhecido por sua dedicação e visão política e administrativa. Mesmo com o surgimento de meios tecnológicos para a obtenção e circulação de informação, os livros continuam sendo fundamentais como instrumentos de transmissão do conhecimento acumulado pela humanidade. A biblioteca representa um símbolo poderoso da cultura, seguindo o pensamento de Monteiro Lobato, para quem “um país se faz com homens e livros”.

Além de cumprir um papel social crucial na disseminação da cultura, a biblioteca conta atualmente com quase 5 mil usuários cadastrados em seu sistema. Esses usuários têm acesso a um vasto acervo digitalizado, composto por mais de 20 mil livros, que abrangem desde grandes clássicos da literatura nacional e internacional até lançamentos recentes e obras de áreas técnicas e acadêmicas específicas.

Ao longo dos anos, a biblioteca acompanhou a evolução tecnológica e agora dispõe de 3 notebooks e 1 computador para pesquisa. Além dos computadores, o local conta com uma tela interativa, 2 datashows e 1 equipamento portátil de som, com microfone que pode ser utilizado para a contação de histórias ao ar livre.

Os bibliotecários e professoras mediadoras de leituras desempenham um papel fundamental no atendimento médio de quase 2 mil usuários por mês, além de cuidarem da manutenção do acervo existente. Localizada no andar térreo do Centro Educacional Prefeito Celso Farina, a Biblioteca Municipal de Capinzal opera de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, sem fechar ao meio-dia, oferecendo um ambiente espaçoso e agradável, juntamente com amplo estacionamento para seus frequentadores.

Alguns Projetos Desenvolvidos:

“Entardecer com histórias” é um projeto incentivado pela Secretaria de Educação, Cultura e Esporte do município de Capinzal com o intuito de estimular o hábito da leitura em nossas crianças. O projeto teve início durante a pandemia da Covid- 19 quando alguns espaços públicos ficaram com atendimento restrito. O projeto aconteceu no formato de lives semanais transmitidas pela página do Facebook da Secretaria de Educação. Contudo, hoje, já acontece presencialmente, no espaço da Biblioteca Pública Municipal Vereador Rolindo Casagrande, quinzenalmente, às quartas-feiras, a partir das 17h30, e baseia-se no reconto de diversas literaturas infantis que são dramatizadas por professores voluntários da rede municipal de ensino.

A contação de histórias é um instrumento muito importante no estímulo à criatividade, pois desenvolve a linguagem, sendo um passaporte para despertar o senso crítico e principalmente fazer sonhar.

“Caça ao tesouro literário” De forma lúdica, o projeto parte da bagagem literária dos alunos a fim de que eles consigam localizar títulos no acervo da biblioteca, nesta dinâmica eles são orientados por dicas e características de determinadas obras até que possam encontrá-las no acervo.

“Medalha Vereador Rolindo Casagrande” tem por finalidade premiar por categorias os cidadãos capinzalenses que mais realizam empréstimos de periódicos na Biblioteca, durante o período de janeiro a novembro de cada ano, visando principalmente o incentivo à leitura como hábito em seu cotidiano.

Nestes quase 73 anos, a Biblioteca Pública Municipal Rolindo Casagrande, assim como Capinzal, criou laços firmes e raízes fortes, continuando a escrever uma história de sucesso, disseminar a cultura e a prestar serviços à comunidade e abrindo novos capítulos de aprendizado, imaginação e descoberta. Porque em nossa biblioteca, o potencial é infinito e as páginas estão sempre abertas para quem quiser se aventurar.

(Larissa Cavalli)

ONDE ESTAMOS!

Venha dar asas à imaginação!

Esperamos Sua Visita!