COMITÊ DE SEGURANÇA ESCOLAR DEFINE AÇÕES PARA AS UNIDADES ESCOLARES DA REDE DE ENSINO DE CAPINZAL
Neste dia 28 de abril, sexta-feira, aconteceu nas dependências da Secretaria Municipal da Educação, uma reunião com Representantes da Sociedade Civil, Polícia Civil e Militar, Bombeiros, Gestores Municipais, APPs, Legislativo e Conselhos Municipais, formando o Comitê de Segurança Escolar.
No encontro, foi discutido o documento que firma o compromisso sobre Segurança nas Escolas, apresentando o que as Unidades Escolares já possuem, como as câmeras de videomonitoramento, porteiro eletrônico e Projeto Ronda nas Escolas realizado pela Polícia Militar.
Os presentes discutiram também sobre as providências para melhoria do sistema de segurança nas escolas, creches e CMEIs, que tem como prioridade ampliar o número de câmeras de videomonitoramento nas Unidades Escolares, intensificar as rondas nos espaços escolares, criar este Comitê de Segurança Pública Escolar envolvendo autoridades, capacitar os profissionais da educação e alunos para situações adversas, viabilizar a contratação de profissionais de segurança para cada instituição de educação municipal e promover encontros de família na escola com a participação de psicólogos para discutir a temática da violência e como lidar com as emoções geradas em situações atípicas.
Em seguida, também foi apresentado a todos, o Projeto de Lei do Legislativo Nº0001/2023, que institui o Programa Municipal de Vigilância e Monitoramento da Rede Municipal de Ensino, sendo que, o Comitê deliberou pelo veto parcial do Projeto, para revisar pontos do texto da lei que gerou discordâncias.
O próximo passo do Comitê, será realizar visitas in loco nas Unidades Educativas Municipais, analisando e avaliando as condições de cada instituição, de realizar levantamento das prioridades de segurança em cada Unidade Escolar, de elaborar relatório final das medidas de segurança a serem adotas e também, de fiscalizar a implementação das prioridades elencadas durante as visitas.
A segurança é uma prioridade e deve estar presente em todas as decisões cotidianas que envolvem as crianças e estudantes, não só pela escola, mas pela família e por toda sociedade.